sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Live in Louvre

Musée du Louvre, a é entrada pela pirâmide de vidro.
Só vejo todo mundo comentando sobre o Rock in Rio 2011, shows foda, e tudo mais. Mas cá estou eu, sem transmissão de show algum pra comentar com vocês...  Por isso falo sobre o que eu faço nas minhas andanças XD 

Eu com o Louvre atrás XD
Aujourd'hui, c'était mon deuxième jour à Paris (hoje foi meu segundo dia em Paris), e resolvi ir ao ponto turístico mais difícil de se ver, pelo menos inteiro... O Musée du Louvre! Para mim um dos museus  mais completos que já fui, dentro daquele palácio tem tudo! Originalmente, ele não foi construído para ser um palácio, e sim uma fortaleza. Levantada no século XII por Felipe II. Mas no século seguinte, Carlos V a transformou em palácio, mas foi os reis Francisco I e Henrique II que colocaram a fortaleza abaixo para construir um verdadeiro palácio real. E foi utilizada dessa forma até o reinado de Luís XIV (o rei Sol), que transferiu a corte para Versailles. Desde o final do século XVII, que parte do palácio tem sido utilizada como museu, lá já estiveram alojadas a academia francesa, a de belas artes e a de pinturas e esculturas. Dessa mesma época sempre ocorriam festivais de arte e cultura no palácio. 


Vênus de Milo
Mas chega de história, vamos as artes! rs. O prédio em si já é uma arte, para cada parede e cada teto que você olha, tem uma escultura, uma pintura, é muito incrível. E pra quem não sabe, lá estão localizadas diversa obras de artes mega famosa, como La Gioconda, também conhecida como Mona Lisa. A Vênus de Milo também está lá (tadinha, ainda não encontraram seus braços =P
Brincando com as estátuas
Mas antes de entrar nessa magnífico e gigante museu, compra de ingressos: se você não está viajando com excursão (o que eu recomendo muito a não fazer, pois particularmente  eu acho um saco), compre o Paris Museum Pass, vale realmente a pena comprar, você tem livre acesso a vários museus e monumentos em paris e nos seus arredores. E o melhor de tudo, você não precisa enfrentar fila XD (pelo menos para a maioria deles), o que já economiza um bocado de tempo. Você pode escolher o pass para 2, 4 ou 6 dias. Eu comprei o de 4 dias, que custou € 50,00. Mas quem for comprar tem algumas coisas para se lembrar: normalmente eles fazem descontos para crianças ou até de graça, assim como para idosos e estudantes até 25 anos, portanto antes de comprar dê uma olhada nas tarifas dos museus em que quiser visitar ;)

Vitória de Samotrácia
Depois de comprar o pass, fui entrar no museu, vou te dizer que é meio complicado, o lugar é imenso. E você pode entrar por 3 entradas diferentes. Mas não importa qual que você escolha, pegue um mapa, faça uni-duni-te e entre, pois elas são todas interligadas. 


Comecei por uma ponta do museu, na área onde estão as estátuas. São bem divertidas de fotografar, se não tocar em nada e não usar flash, pode tirar foto de qualquer coisa! E as estátuas, nossa, pena que eu estava sozinha, porque você imagina tirando fotos imitando cada uma delas, ou as sacaneando pelas posições em que estão. Eu fica imaginando a situação em que cada uma se encontrava quando foi esculpida. =P A minha favorita, não é a vênus de milo, é uma que se chama Vitória de Samotrácia - tudo bem que ela não tem braços nem cabeça, mas ainda sim é a minha favorita XD

Como disse, o Louvre tem de tudo, inclusive objetos egípcios, como uma câmara funerária, em que você pode entrar o.O. Juro que tentei entrar, mas é muita gente querendo junta e eu não sou fã de lugares apertados =P  Você também encontra objetos usados pela corte, cada um mais ostentoso que o outro e também as coroas usadas pelos reis e rainhas. 


Vênus de Botticelli
As pinturas também são muito legais, e que junto com as estátuas, são o carro chefe do museu. De escultura e pinturas são 4 andares o.O A Mona Lisa está no primeiro e, juro que tentei tirar uma foto dela, mas não podendo usar flash e a bicha é pequena e não se pode chegar perto, não consegui tirar nenhuma foto com foco, e olha que tentei tirar umas 20 daquela sm vergonha... Não preciso dizer que ela não é a minha favorita né? rs É um quadro mega pequeno, com uma mulherzinha com sorriso muito do sem graça rs.  Gosto mais da Vênus de Botticelli. Bem maior e mais bonita =P. E confesso que tem quadros mais bonitos do Da Vinci por aí. 


Depois de muito, mas muito andar no Louvre, chega uma hora que cansa, passei praticamente direto pelas antiguidades egípcias, as africanas, asiáticas e das Américas. Pois como dizem, o Louvre não se consegue ver em um só dia. Tem-se que reservar pelo menos 2 se não mais. Mas em uma viagem de 1 semana por Paris, 1 dia só tá mais do que bom ;)


Jardin des Tuileries
Saí do Louvre, e resolvi ficar descansando no Jardin des Tuileries, que é o jardim que fica em frente ao palácio. Ótimas estátuas lá também! O legal é que lá tem várias fontes de água potável, em que você pode encher sua garrafinha, de graça! Alguém imagina isso no Brasil? rs  Em frente aos laguinhos e fontes, eles colocam várias cadeiras para o pessoal sentar e descansar, tomar um solzinho. Mas tem muita gente que fica deitado na grama pegando uma sombrinha também. É um refúgio fantástico dentro da cidade. 


Saindo do parque, já eram umas 16 horas, não dava pra ir a nenhum museu, resolvi ir andando do Jardim até o Arc de Triomphe, que também tenho entrada grátis XD. Assim que você sai do parque, você entra na Place de la Concorde, onde tem um obelisco gigante. O obelisco em si não é lá essas coisas, mas tem uma fonte bem legal em frente a ele. 

Um comentário:

  1. Paula, amore, que maravilha de viagem! Eu e minha mãe também temos toda uma paixão pela Vitória da Samotrácia! E amo o Boticcelli... Mas o meu quadro preferido dele está em Florença, na Galeria Ufizzi.
    Beijo e aproveita mooooito

    ResponderExcluir