quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Turistando por Barcelona...

A foto clássica do Parc Güell
Eu sei que eu disse que não iria fazer o turismo típico aqui por Barcelona, mas tinha que ver alguns monumentos de novo e aproveitar pra ver alguns que não vi da primeira vez que vim aqui...

Não, não fui no Parc Güell, nem no La Pedrera (ou Casa Milá). São os clássicos daqui, assim como a casa Batló. Na verdade, me programei de acordo com o Barcelona Card que tinha comprado, pois tinha desconto em vários museus. Planejei um dia cheio, pensando, vou fazer o que der, pois acabei tendo apenas um dia para fazer um turismo de verdade em Barça. Agora pensando, deveria ter ficado mais um dia... Mas que je peu faire? (o que posso fazer?).

Minha programação foi a seguinte: primeira coisa do dia ir no Cosmo Caixa, um museu de ciências que, pelo eu li, parecia bem legal - sim, trabalho em um e adoro visitar os das cidades que visito  (sempre que posso, lógico rs). Depois do museu de ciências, visitar a casa Batló, que não havia entrado da última vez. Como tinha desconto, ir a Sagrada Família. Dar uma olhadinha no Parc Güell, ir no Museo de la Xocolata (pois a entrada era de graça) e, se desse tempo, o museu da música, o L`Aquarium e subir de teleférico o Montjuïc.

Igreja em cima do Tibidabo
Mas como tudo na vida, planos não foram feitos para serem seguidos, comecei direitinho: inicialmente fui para o Cosmo Caixa, mas como a maioria dos museus de ciências, assim como o Museu da Vida (onde trabalho), o treco fecha na segunda =/. Achei que sendo verão (ou finalzinho de verão), estaria aberto. Mas não estava... Então primeira furada do dia rs. Mas é um museu que ainda quero conhecer. =) Como tinha passe livre no trem e no metro, não perdi dinheiro com transporte,

Vitrais na casa Batló
Resolvi ir na Casa Batló, que segundo o livrinho de descontos, fechava as 18 horas. Felizmente, os principais pontos turísticos abrem todos os dias =P. E honestamente, vale a pena conhecer a casa Batló, mesmo com o desconto, é meio salgado, uns € 14,00 mas é um dinheiro bem gasto, pois no preço inclui o audio guia, que normalmente não sou fã, mas esse é muito bom. Tudo bem que os guias falam em português de Portugal, mas eles te falam e explicam coisas que você normalmente não percebe. Um exemplo é o tamanho das janelas que quanto mais alto o andar, menor elas são, devido a intensidade da iluminação em que cada andar recebe. Esse Gaudí pensava em tudo mesmo!

Ele  construi esse prédio (que na verdade é uma casa, apesar de seus cerca de 5-6 andares, para a família Batló, que investiu muito no grande artista da Catalúnia. Ele não só projetou, arquitetou a casa inteira sem nenhuma linha reta, como desenvolveu também os móveis pra a casa. Tudo pensado para funcionar ergonomicamente, as paredes, lustres, portas, tudo possui formas fantásticas!


Parte interna da Sagrada Família
Depois dali, resolvi ir  para a Sagrada Família. O legal do livrinho do Barcelona Pass, é que ele te mostra a estação de metro ou trem e  ônibus mais próximos dos locais em que se tem os descontos.Na verdade, só fui lá, só pra constar rs. Pois da ultima vez que fui lá, não curti muito não. Parecia mais um canteiro de obras que uma igreja. Pra quem não sabe, a igreja está sendo construída há mais de 100 anos o.O. Em 1883, Gaudí recebeu carta branca pra fazer sua visão maestral na Catedral. Ficou tão obcecado, que investiu todo o resto de sua vida e todo seu tempo e dinheiro na eterna igreja em construção. Mas Gaudí morreu bizarramente anos depois que tomou o projeto da catedral. Ele foi atropelado por um bonde o.O Seus projetos para a obra se perderem durante a ocupação fascista, mas em 1951 as obras retomaram e o seu fim está previsto para 2026, quase 200 anos depois do começo da construção.

La Sagrada Familia
Mas vou dizer que fiquei impressionada com a evolução das obras. Nem merece a expressão obra de igreja, pois em 2 anos, praticamente todo interior está  pronto! E, agora, está valendo a pena os quase 12 euros que paguei - o desconto do Barcelona Pass nesse caso, é quase uma furada, pois a redução de € 2,00 só vale se for para o ingresso com o audio guia. Acho que é mais válido comprar a entrada combinada: La Sagrada Família e o museu Gaudí (localizado no Parc Güell). Mas como não pretendia ir ao museu do Gaudí, usei o desconto de € 1,00 =P

Guitarra estranha, museu da musica
Dali, estava pensando em ir ao Parc Güell, mas resolvi ir ao Museu da Música, pois tinha uma entrada grátis =P É um local não muito turístico, mas bem legal e interessante. Conta um pouco da história da música, da evolução dos instrumentos, e da utilização de cada um deles em cada momento histórico da música. Na entrada você recebe um aparelinho de audio guia. Mas ele não serve como audio guia, e sim para ouvir o som de alguns instrumentos expostos. O museu também possui exposições temporárias. A do momento, mostra a visão de alguns artistas e músicos, como uma guitarra com o corpo de uma bóia, e uns instrumentos que utilizam a água para se mover e criar um som. No fim da exposição,você pode brincar com alguns instrumentos numa parte em que se pode explorar o som; nessa parte, tem uma guitarra, uma harpa, um violoncelo e alguns instrumentos estranhos de percussão. Bem divertido ;).



Uma estrela do mar muito da preguiçosa no L`Aquarium =P
Dali, fui para o L`Aquarium de Barcelona, é considerado um dos melhores da Espanha, possui várias espécies de peixes, a maioria do mar mediterraneo (já que Barcelona é banhada pelo mar mediterraneo). Um mega aquário simulando parte do mediterrâneo, onde você pode ver tubarões, arraias, peixes imensos. Tudo no mesmo "habitat". Numa parte da exposição, você pode entrar na boca de uma baleia construída para mostrar animais de regiões abissais (de grande profundidade). Tudo bem que só tem águas.-vivas nos aquários, mas ainda sim é bem legal entra na boca de uma baleia =P.

Você pode entrar na boca da baleia =D
No fim do dia, saí com Guilherme e Marina para minha última noite em Barcelona. Nada muito pesado, pois a mala (maldita mala!) ainda tinha que ser arrumada. Paramos em um barzinho perto da casa deles chamado Bootle, comandado por um francês. Bar é bom e bem barato - não sei se é porque o Guilherme e a Marina já são conhecidos por lá, ou se é porque é barato mesmo. Mas só sei que a conta com 6 cervejas deu um total de € 10,00 o.O. Mas de qualquer forma, vale a pena conhecer, pois o local é bem gostoso e aconchegante. Está localizado no bairro gótico na Baixada del Caçador.

Bem, ,amanhã começa a minha aventura francesa. Vamos ver no que dá ;)

3 comentários:

  1. Que delícia de post! Amei o filme que vc fez do museu da música. Pra quem não está no clima de Rock in Rio, como eu, da uma vontade de entrar no museu pela tela. rsss Ai ai.... Estive em Barcelona apenas uma vez e passei pouquíssimos dias.... Na ocasião a obra da La Sagrada familia não estava concluída. Quero ver todas as fotos que vc tirou!!!!! Esse é um lugar que eu pretendo voltar! Obs. Já fiz as duas provas que me impediram, entre outros contratempos, de viajar com vc... acho que fui bem! E, sobre os tais “novos encontros”, são de ideias, dona Paula!!!! Realizamos um curso de extensão na Educação da UFRJ e tivemos “encontros de muitas ideias”!!!! Não é nada do que vc está pensando =D
    Bjs e até mais!!!!
    Gisela

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post, como sempre! ;) Tb só fui uma vez a Barça (fiquei uns 4 dias) e me apaixonei totaaaaaaaal pela cidade!!! E por Gaudí, vai, o cara é bom paaaaaaaaaaaaacas!!! Virou ídolo! beijão e curta tudo que der!

    ResponderExcluir
  3. Gi!!! Que bom que você gostou rs A obra só vai estar concluida daqui uns 15 anos o.O mas achei impressionante q em curto periodo de tempo eles fizeram a parte interna toda!

    E Bia! Que bom que você está gostando do blog XD Eu tb fiquei f
    àzaça do Guaudí depois que fui pra lá. O cara pensa em tudo MESMO

    ResponderExcluir