quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Na Inspiração De Giverny

Em Giverny
A viagem está chegando ao fim... Mas ainda falta um dia útil para se aproveitar... Ah vai dando um cansaço e uma tristeza de ir embora. Sensações bem antagônicas, concordo, mas ainda sim verdadeiras rs


Mas vamos ao último dia de atrações. Bem, como já disse em vários posts aqui, sou muito fã do Monet, e minha tia me falou que seus jardins eram lindos, resolvi visitar sua casa em Giverny. E vou dizer que esse é um passeio que vale muuito a pena. 

O Jardim do Musée des Impressionnismes
Giverny, assim como Versailles, não fica na cidade, ficará mais ou menos 1 hora do centro de Paris. Para ir para lá, diferente de Versailles, não tem trem municipal (RER) para ir para lá, você tem que ir para a Gare Saint Lazare e pegar o trem para Vernon.  A passagem é meio carinha, custa € 26,20 ida e volta, e mais o ônibus para Giverny que custa € 4,00 ida e volta também.  O ônibus é bem na saída da estação de Vernon. Tudo bem sinalizado, se eu não me perdi, acho que ninguém se perde rs.

Entrada para o Museu
No dia antes da viagem, vi direitinho os horários do trem, não são muitos não (um trem para lá a cada 2 horas). Resolvi que o melhor horário para sair e passar o dia seria o das 10:20. Saí do hotel lá pelas 9:00 achando que um pouco mais de 1 hora para chegar na estação, seria um tempo bom... Ha-ha-ha... (leia-se com ironia) Cheguei lá faltando 15 minutos para o trem partir e ainda faltava comprar a passagem! E tinha umas 6 pessoas na fila! Vou perder o trem!

Nos Jardins De Monet
Com muita sorte e muita correria consegui pegar o trem. Ah! Aqui fica uma dica muito importante: para qualquer passagem de trem, você TEM que validar o bilhete. Se não você leva uma multa absurdamente cara.  Mas enfim, cheguei direitinho a Giverny e vou dizer, que cidadezinha gostosa, super agradável! 

As ninféias com a ponte ao fundo
Em Giverny, além dos Jardins e da casa do Monet, tem o Musée des Impressionnismes  e você pode comprar a entrada combinada por € 14,00 para os dois. Resolvi ir primeiro no museu, é bem pequenininho, com apenas 3 salas bem amplas, mas com vários quadros dos principais impressionistas.

Infelizmente não se pode tirar fotos lá dentro, uma pena, pois tinha quadros lindos! Eu fiquei sem graça de fazer o esquema de fotos pelo celular, pois tinha uma quantidade absurda de grupos turísticos, dos quais eu tive que me colocar no meio deles para conseguir ver os quadros. ¬¬  Mas do lado de fora do museu tem um jardim muito gostoso, um ótimo lugar para fazer um piquenique entre as sobras das macieiras (que estavam carregadinhas!). 
Nada a comentar... XD
Não me demorei muito no museu, pois como disse, é um museu muito pequeno, sindo dali, bem pertinho dali é  a Fondation Claude Monet, onde fica a casa e os jardins do Monet. A visita começa pelo jardim onde estão as ninféias. Uma pena que fui no outono, pois na primavera aquele jardim dever ficar cheeios de vitórias régias e muitas flores. Mas mesmo assim, o jardim continua lindo, ainda com muitas flores. Em cada pontinho que eu passava do jardim, conseguia ver cada um de seus quadros. Só dessa parte, você consegue entender de onde ele tirava tanta inspiração para seus quadros. Acho que tirei umas 20 fotos das pontes japonesas. Cada uma de um ângulo diferente rs.  

As flores de seu jardim
Os jardins das ninféias não ficam no terreno da casa do pintor, na verdade ela fica em um terreno em frente a sua casa, o qual Monet comprou anos depois de comprar a casa, para proteger um local que desde que se mudou para Giverny foi sua inspiração. Lógico que o terreno não era o jardim que é hoje, mas com o passar dos anos Monet foi decorando o local com os temas japoneses que sempre foram uma de suas paixões. 

Do jardim das ninféias você passa para o jardim de sua casa. E nossa, que jardim! Um campo imenso cheio de flores que fazem um caminho em linha reta para a casa. Tudo muito colorido, calmo, pacífico e um lugar que dá a qualquer um que passa por ali muita inspiração. Na verdade é um jardim que qualquer um queria ter em casa rs, é de dar inveja =P

A vista do quarto do Monet
A casa também muito fofa! combina muito bom com o jardim. Lá dentro não dá para tirar foto, então infelizmente não posso mostrar como é =/  Mas é basicamente mostrar aonde o Monet e sua família dormias, a cozinha, a sala de jantar e, o que eu realmente queria tirar foto, seu estúdio. Que a fundação redecorou como ela era quando o pintor trabalhar lá. E lá tem algumas de suas pinturas. É bem legal. E a vista do quarto dele.... nossa!!! Indescritível! (foto)

A casa do Monet
Saí de Giverny com uma paz muito boa. É um lugar que realmente vale a pena conhecer. 

A volta para Paris foi bem tranquila, pegar o ônibus para a estação e depois o trem para a cidade. Infelizmente como era meu ultimo dia em Paris, tive que voltar para o hotel fazer minhas malas (buá!) =( 

Amanhã vai  ser um dia meio morto, pois não vou ter tempo de fazer passeios ou visitas a mais museus que gostaria de ter ido. Logo será um dia de compras! Ah! toda mulher tem que ter um dia desses =P

Um comentário: