segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Tour Par La Tour

Primeira vista chegando na Tour Eiffeil
Sim!!! Hoje foi o dia! Dia de visitar o símbolo de Paris, alguns dirão da França! 

Sim!!! Hoje foi dia de Tour Eiffel!!! Minha adorada torre... É a estrutura mais alta de Paris com seus 324 metros de altura. Ela foi idealizada e construída pelo arquiteto Gustave Eiffel, em 1889 para a Exposição Mundial do mesmo ano. Apesar de grandiosa, a torre foi criada para durar apenas 20 anos, mas foi salva por experimentos científicos encorajados pelo próprio Eiffel, como a primeira transmissão de um programa público de rádio em 1925, e mais recentemente para a TV aberta TNT. Imagina só se o senhor Eiffel não tivesse feito isso? Paris sem Torre Eiffel? Não! Não! Por isso me tornei fã do Gustave Eiffel =P

Na fila tirando váárias fotos
Mas vamos a visita! Acordei animada, lembrando da minha primeira vez lá, um friiiio do cão, querendo muito abracinho quente para me proteger do vento rs. Mas mesmo assim muito feliz de estar ali, chegando ao topo e bebendo um Champagne lá em cima e olhando para toda Paris, tudo de bom. Dessa vez foi um pouco diferente, primeiro que não estava frio (que pena... dá mais charme rs), segundo que quando estava chegando minha vez de comprar os ingressos (se preparem, pois a fila é imensa, não importa o dia da semana) vi no quadro de avisos: "Sommet Fermé" - ou seja, o topo estava fechado... Aí eu pensando... "Ah não, não me manda essa agora.... Como assim o topo estava fechado? Nunca vi isso!" 

Com a Vista de Paris
O carinha do guichê me disse que teve um problema no elevador que leva para o topo e que não sabia que horas iria abrir, talvez lá pra 13:30... Eram 11 horas da manhã ¬¬ Pensei comigo mesma... Pô, sacanagem, mas já que fiquei mais de uma hora na fila, não vou perder esse tempo não é?" Comprei o ingresso,  € 8,20, triste com a ideia de não subir até o terceiro andar da torre. Mas melhor 2 andares q nenhum não é? 

Ainda dei um ataque de piti infectado quando sai do elevador, pois todo mundo que tinha comprado entrada para o terceiro andar fazia uma fila absurda que ninguém conseguia chegar perto da beirada para ver a panorâmica da cidade... Mas depois me acalmei e tive que aceitar o fato e fiquei pensando que deveria ter pessoas lá em cima que queriam descer o.O

O Sena...
Tirei minhas fotos - consegui um espacinho XD -  e vou te falar, que não importa quantas vezes eu suba naquela torre, a vista vai sempre me impressionar. Você ver os quarteirões da cidade, vê-la chegar até o infinito, é muito lindo. Além da cidade, você ver toda a estrutura da torre, é muito legal. Eu não sou engenheira nem arquiteta, mas ainda acho os ferros se cruzando, os rebites, acho que é paixão mesmo rs. Parece que toda vez que você olha para ela, você percebe um detalhe que não tinha visto antes! Linda, linda!

Depois de tanta babação de ovo rs, fiquei olhando as lojinhas carerésimas lá de cima, e me divertindo com um indiano que ficava olhando intrigado com uma caixinha de música e não sabia o propósito daquilo hahahahaha. Não preciso nem dizer que não vale a pena comprar nada ali né? Já que uma moedeira custa uns € 15,00...

A infinita Paris vista do topo
Pois bem, depois de toda a confusão, quando saí das lojinhas, o segundo andar da torre estava vazio, abriram o terceiro andar (UHU!), fui até a maquininha de venda para comprar, foi engraçado o cara da minha frente querendo comprar entrada para 9 pessoas e a máquina só aceitava moedas o.O Tipo... para subir para o terceiro andar, você paga € 5,40, faça as contas de quantas moedas o cara teve colocar - por sorte tinha uma maquininha para trocar notas rs.  

Fui ao topo finalmente! Pra dizer a verdade, lá em cima não tem muita coisa, além de uma vista incrível e o fato de você estar acima de tudo da  cidade. Ah! E também tem uma lojinha que só vende tacinhas de champagne =P Cada tacinha custa € 10,00, mas se for a sua primeira vez, vale a pena o custo. Pois é muito chique XD 

Sorrindo com a torre ao fundo
Uma coisa legal de fazer assim que você desce da torre é atravessar o Sena e ir para frente do Musée de La Marine ( é em frente a torre) e tirar fotos da torre inteira, não se importe em pagar um mico e tirar fotos como se segurasse a torre ou pela base ou pelo biquinho dela, todo mundo faz. Infelizmente, como não tinha ninguém com paciência suficiente para me ajudar a tirar fotos assim rs perdi a chance =/ Mas sorrir com a torre atrás de você também tá valendo ;)

Entrada do Musée Marmottan Monet
Depois de sair do meu monumento preferido, fui a um outro museu, esse meio que indicado pelo meu amigo Aser, pois no dia em que cheguei eu disse que adorava Monet e ele disse que aqui em Paris tinha um museu só com obras do Monet. Claro que fui procurar saber rs. Musée Marmottan Monet, tudo bem que não é SÓ Monet, mas é o museu com a maior coleção de obras de Monet do mundo! Óbvio que não fui perder a chance ná? rs Ele não fica em um lugar muito turístico (e também é um museu pouco conhecido dos turistas), se localiza ainda na região central de Paris, mas meio que na bordinha rs. Mas é um bairro bem agradável. Em Frente ao museu tem uma praça, como fui no domingo o clima era bem família, com pais ensinando os filhos a andarem de bicicleta, me lembrou muito minha infância rs. 

Um dos quadros de Monet
Mas então, depois do saudosismo infantil, o museu... Bem legal mesmo, infelizmente não podia tirar fotos, mas como o segurança estava bem dormindo sentado, peguei meu celular e consegui tirar algumas na encolha, por tanto não reparem se estiverem bem enquadradas =P  O subsolo do museu, onde fica a Sala Monet, além de mostrar todos os quadros do meu pintor preferido, contam um pouco da história dele. Mostra seus primeiros desenhos, que eram caricaturas, muito legal. Conta sobre a sua paixão pelo seus jardins em Giverny, como a catarata, a morte de seu filho e sua esposa afetaram seu trabalho. É muito interessante, e apaixonante. 

Um dos muitos quadros da ponte chinesa
O restante do museu, mostra algumas obras dos companheiros de Monet, como Renoir, Pissaro, Manet. E também algumas pinturas mais clássicas e históricas. Ainda assim muito bonitas. Mas pra mim os impressionistas são os melhores =P

Acaba por aqui meu dia de hoje... até amanhã ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário