domingo, 2 de outubro de 2011

Visitando o Rei Sol

Os detalhes em ouro no telhado do Château
Antes de contar minha visita ao Rei Sol, tenho que explicar a maldita da salada.... No dia em que fui ver as ninféias de Monet, resolvi ir para o hotel mais cedo, pois iria a Versailles no dia seguinte. Passei no mercado comprei uma salada e fui comer no hotel. Não preciso nem dizer que fiquei de cama o dia inteiro seguinte ¬¬ Maldita salada...  Por causa dela perdi um dia inteiro de passeio e um dia no meu Museum Pass (buá!!!).
Luis XIV em toda sua feiura =P
Mas chega de melodrama, pois depois de um dia inteiro de cama, já estava melhor, e fui para Versailles, ver o palácio do egocêntrico, narcisista Luis XIV ou também conhecido como Rei Sol. O Château de Versailles, não fica em Paris, fica em Versailles que está há uns 40 minutos do centro de Paris. É bem simples chegar lá. Você pega o trem RER na linha C em direção a Versailles Rive Gauche. É mais simples do que parece se eu explicar, mas só pra lembrar, que como Versailles é fora da zona urbana, o trem tem tarifa diferenciada (não pode usar o NAVIGO), custa € 6,40 ida e volta. Chegando a estação de Versailles, é bem simples chegar ao palácio, primeiro você pode seguir a multidão rs, pois é muuuita gente indo para lá, ou então você segue as placas. É bem sinalizado e não é difícil ver logo o palácio, algo bem cheguei e bem dourado rs. 

Teto do quarto de Vênus
O Château de Versailles, foi a morada da corte e de Luis XIV desde 1660, quando "fugiram de Paris" devido a guerra civil e construir seu regime absolutista. Inicialmente um palácio e local de caça de seu pai, Luis XIII, o palácio foi renovado e até hoje é considerado um dos maiores palácios do mundo, com cerca de 700 quartos e um gigantes jardim. Posso dizer que realmente o palácio é grandioso, brega, mas não deixa de ter o charme da época. O legal  que eu observei na visita, é que muitas das salas possuem nomes de deuses romanos, como Vênus e Marte, com pinturas no teto que mostravam os deuses em alguma situação.  Sem falar que todos os cômodos cheios de bordas douradas, lustres de cristais com detalhes dourados e o salão principal, a sala dos espelhos, que realmente é deslumbrante; brega, mas deslumbrante. Cheias de espelhos, lustres de cristal e, obviamente todos os detalhes dourados.Durante a visita, você pode ver o quarto do Rei e o da Rainha, todos bem pomposos também. 

A grandiosidade da sala dos espelhos
A visita ao Reio Sol vale a pena, conhecer um pouco da história daquela época, saber um pouco da imperfeição dos ditos perfeitos rs É bem legal. Só tentem não fazer isso num fim de semana como eu fiz... Afff, se o Château de Versailles já é cheio durante a semana, no sábado é um inferno de gente. Eu quase não conseguia andar para as outras salas. Acho que muita gente me xingou lá dentro rs porque eu ia cruzando o caminho de todo mundo =P Fala sério, não me importo de andar devagar, mas suportar gente sem noção que está andando e para no meio do caminho pra tirar a milhonésima foto do quadro de Luiz XIV ou do seu filho ou de sei lá quem seja, é um pouco demais. O que não falta naquele lugar são estátuas, bustos, quadros de Luis XIV,seu primogênito e da Rainha Maria Teresa. Mas no fim de tudo consegui ver o castelo rs. 

A mistura do moderno e do antigo no quarto do Dauphin
Quando estava pra sair para os jardins, vi uma parte de exposição que não tinha ninguém, não sei se eu podia entrar, pois o Museum Pass não me dá entrada para exposições temporárias, só para o castelo. Mas entrei assim mesmo. Era o quarto do Dauphin (como se chama o primogênito do rei da França na época), mas o quarto na verdade era decorado com uma mistura da decoração da época com móveis modernos, achei muito esquisita. Não curti muito não.
Os jardins parecem que vão até o infinito!
Depois disso, fui para os jardins, que vou dizer são bem mais interessantes que o castelo em si. Na verdae, são mais interessantes apenas na primavera e no verão, quando o meeega jardim está todo  florido e com as fontes funcionando. Tem também o Domaine de Marie-Antoniette e o Château de Trianon, que ficam há uns 30 minutos andando pelos jardins. Infelizmente os três têm que pagar, o Museum Pass não inclui as entradas... ¬¬ Entrei no jardim para ver o "water display", pois todo mundo falava nisso e fiquei curiosa... Paguei 8,00 para entrar, os jardins são realmente fantásticos, mas o negócio com as águas só começavam as 15:30 e ainda eram 13 horas.... e estava um calor absurdo. Resolvi comer ali num dos restaurantes que tem nos jardins. Por favor, não façam isso... Comam do lado de fora e depois vão para lá, pois o restaurante é absurdamente caro. Só numa coca-cola paguei mais de 6,00!!! Mas enfim, fiz a besteira de comer por ali, paguei o preço =/   

Como ainda tinha tempo pra matar e já tinha tirado uma penca de fotos do jardim (só não andei até o trianon e o domaine da maria antonieta porque estava muuito sol e o calor estava de matar (por isso prefiro o outono... sem calores absurdos....). Fui andando até um lugar, onde pelo mapa tinha o show das águas a cada 10 minutos. E realmente é bem legal, as águas dançam de acordo com a música, muito legal. Fiz um filminho para vocês verem, mas o sol não me deixava ver direito o que estava filmando. E o vídeo foi feito com o celular, pois minha pilha reserva da câmera não carregou ¬¬  Não reparem na tosquidão dele então =P. 



Os jardins com as fontes ligadas
Mas enfim, esperei ate as 15:30, quando o "water display" iria começar, achando que seria algo parecido com o show do vídeo. Mas nada mais era do ligar todas as fontes do parque ¬¬ Realmente, fica muito mais bonito e agradável com as fontes ligadas, mas cobrar os 8,00 botando a maior expectativa em cima, foi bem chato... Mas mesmo assim valeu as fotos e convenhamos os jardins são bem agradáveis =) Dá para passar o dia lá tranquilamente vendo cada cantinho deles e se der (e quiser) visitar o Trianon e o Domaine de Marie Antoniette. 

Infelizmente eu ainda estava meio fraquinha por causa do dia anterior e achei melhor não ir andando naquele sol para lá. Saí do château, peguei o trem (bem confuso achar o trem certo por lá, pois existem duas opções de caminho, tudo bem que todas te levam à Paris, mas para lados diferentes. Então fica a dica: vejam direitinho qual dos trens pegar.Felizmente peguei o trem certo e dei encerrada minhas visitas turísticas de hoje, pois tenho que estar 100% para Tour Eiffel amanhã XD

Nenhum comentário:

Postar um comentário