sábado, 29 de dezembro de 2012

Mangue e Banho de Lama

Quarto dia em Pipa! Hoje foi o dia de visitar o litoral sul do Rio Grande do Norte. O passeio é fantástico, um pouco salgado, o buggy fica em R$400,00. Mas vale muito a pena, a paisagem é linda, as praias que a gente passa são agradabilíssimas, enfim, vale muito a pena.

Praia do Amor (alguém consegue ver o coração?)
O passeio começa novamente com o buggy  nos pegando no hotel (hoje pelo menos não era o bugueiro suicida de ontem rs), de lá ele nos leva para ver as praias mais próximas de cima das falésias, que por si só são visões incríveis. Lembra vagamente um grand cannion, com uns platôs de uma cor alaranjada, lá embaixo você vê a geografia das praias do litoral.  A primeira parada é a praia do amor, que segundo o bugueiro tem esse nome porque as pedras que tem na praia formam um coração, mas pelo que eu vi você tem que abstrair muito para ver aquele coração, e eu conclui que eu não tenho esse poder de abstração rs.

As falésias
Depois de andar lá em cima das falésias, passamos para as praias, sendo que a maioria é deserta, por dois motivos, o primeiro é que estão dentro da segunda maior reserva de mata atlântica do Brasil (a primeira se não me engano está na Bahia), segundo que a maior parte da orla é cheia de pedra, dificultando o acesso à água. Fizemos uma parada para tomar um banho de mar por lá, mas só consegui cortar meu pé na pedra... Nada sério, só um arranhãozinho no dedo, mas bem doloridinho na hora. Apesar de uma das pedras terem cortado meu pé, eu achei o formato delas o máximo, elas tem curvas e buracos que criam formas super legais, como se fossem um tipo de coral.

Simbaúma
Depois de uns 30 minutos andando pelas praias, paramos em um vilarejo chamado Simbaúma, que novamente tem uma vista fantástica, o vilarejo de pescadores foi originado de um antigo quilombo. Andamos de buggy pelas suas praias,e chegando na Baia Formosa, paramos em um museu marítimo, criado por um pescador. O museu, fica na praia mesmo, onde o pescado construiu uma cabana de madeira e lá ele recolhe animais que morreram na praia e mostra deus ossos, tem um esqueleto de um filhote de baleia jubarte que foi morto por alguns imbecis (sim imbecis, para não falar coisa pior) usando um arpão, casco de árias espécies de tartarugas. É bem interessante, mas bem amador, para começar pela plaquinha que ele fez, escrevendo MUZEU MARITIMO, pelo menos é um trabalho interessante, da maneira dele ele tenta orientar as pessoas sobre a fauna marinha que ele conhece, conscientizar as pessoas sobre a pesca predatórias das tartarugas e mamíferos marinhos.E além disso, é de graça, ele mantém seu "muzeu" vendendo camisetas. Ganhou pontos extras comigo XD.

O "muzeu maritimo"
Nossa penúltima parada foi Sagi, uma vila de pescadores super simpática e lá conhecemos A figura dessa viagem, o Toreba. Essa figura como ele mesmo diz é só alegria! Ele é o melhor guia para você conhecer o mangue do rio sagi. O passeio é pago por fora, custa R$ 15,00 e vale a pena. Ele te leva pelo meio do mangue na sua canoa pelo rio de águas cristalinas e contando várias histórias, as quais você fica fascinado! Chegando numa curva do rio, ele "estaciona" sua canoa e podemos mergulhar numa água fresquinha, docinha e limpinha. Além disso, você pode tomar um banho de argila. Eu e Rachel nos encharcamos de argila e temos a foto pra mostrar... Só assim pra eu ficar da mesma cor que essas meninas que me acompanham em minhas viagens rsrs

Toreba é só alegria!
Depois de conhecer essa figura - que tem uma cabeça de dar inveja e um trabalho lindo de manter o mangue intacto - fomos a nossa última parada, a lagoa da coca-cola. Que não é do coca-cola obviamente rsrs, mas tem uma cor escura que lembra o refri. Ela fica na divisa entre Rio Grande do Norte e Paraíba. A água é quentinha e mancha não só o biquini, mas a pele também. Mas não se preocupem, se mergulharem não ficaram amarelados pra sempre, lavô tá novo rsrs.

Depois de tudo isso, paramos para comer numa fazenda que o bugueiro nos levou, o único defeito de lá é não aceitar cartão, mas a comida estava bem gostosa. E infelizmente não peguei o nome de lá, mas se você fizer esse passeio de buggy, esse restaurante é parada obrigatória rsrs.

Cheias de lama!
E assim termina nossa aventura de hoje. Chegamos cansadas e ficamos morgando no hotel mesmo. Amanhã tem mais ;)

Um comentário:

  1. Já fui a Natal algumas vezes, mas nunca explorei Pipa, super obrigada pelas dicas, adorei!

    ResponderExcluir