terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Cartagena Amurallada

Hoje o dia foi dia de andança. Segundo o aplicativo do Iphone andamos quase 10 Km! Tá, acho que uns cinco foi tentando nos achar, mas tá valendo. Planejamos para hoje conhecermos a Ciudad Amurallada, que também é um centro histórico e cultural de Cartagena.

Ônibus em Cartagena
Decidimos ir para lá de ônibus, o que recomendo, caso goste de aventura rsrsrs. Os ônibus lembram muito as van no Rio, onde tem um carinha na porta gritando a direção que vai. Dentro, do ônibus é muito tosco! É uma música de rumba no último volume e cheio de papeis, adesivos, no nosso tinha um poster da seleção da Colombia na compa de 2014 rsrsrsrs. A porta do onibus vive aberta e o carinha fica pendurado nela, chamando as pessoas. Mas chegamos vivas e no lugar certo por apenas 1700 pesos cada uma. Mais barato e divertido do que um taxi ;)

A região da cidade amuralhada é um lugar que vale a pena conhecer. Os muros foram levantados nos anos 1560! E incrivelmente estão de pé até hoje. O lugar é lindo, e como todo forte está de frente para o mar, o que orna a vista de cima da muralha ainda mais fantástica. As contstruções internas são bem conservadas e tem literalmente de tudo! Desde de bancos, sede de festivval de cinema (que acontece em março), museus de arte moderda aos de infantaria.

Um dos prédios da ciudade amurallada
Para nos encontramos lá dentro, pois o lugar é gigantesco, fomos ao centro de informação turística. Que se você não souber espanhol, esquece as dicas... Nem portanhol salva nessas horas... o cara não conseguia falar em velocidade lenta só na máxima. Mas caso você queira tentar pode descobrir coisas que não tem no mapinha do local. Do que a gente conseguiu descobrir que dentro da cidade amuralhada tinha a casa do Gabriel Garcia Marques.

Decidimos que os pontos que iriamos visitar o museu de arte moderna e a casa do escritor. Primeiro fomos no museu. Não tem nada demais você paga 5000 pesos (uns 10 reais) para ver algumas obras, a maioria não é bem arte moderna, mas eu não sou a grande entendedora do assunto aceitei o que tinham pra mostar. Até tinha algumas interessantes, mas algumas aff sem noçao.. Tipo uma escultura de metal de uma cadeiras onde do encosto saia um rosto, em cima do assento tinha uma rã e um bebê (muito feio) e abaixo do assento, um ovo. Ok... levemos em conta as loucuras que só o artista entende...

Entrada para o Museu de Arte Moderna
Enfim, se não curte muito arte não é o melhor lugar para ir,.. Tem outros museus que pareciam bem legais. Assim que saimos do museu, entramos em algumas lojas que vendem jóias com esmeralda. Pelo que lemos as esmeraldas são mais baratas por aqui, já que a Colombia é uma grande produtora desta pedra preciosa. Descobrimos uma loja que possui também o museu da esmeralda. A moça explica pra gente o processo de extração, de polimento, a qualidade da pedra e outras pedras de formação semelhante, mas que não são preciosas. Tipo a água marinha (uma das minhas pedras favoritas). Acabamos comprando umas bijus não tão baratas assim, mas bem mais baratas do que compraríamos no Brasil.

Uma das diversas estátuas espalhadas pela muralha
Após sairmos da loja formos procurar a casa do Gabriel Garcia Marques. Foi aí que começaram os problemas:

1. Ela não estava no mapa
2. Ninguém sabia explicar direito onde ela era.
3. Não achávamos a casa de jeito nenhum!!!!

Por causa disso, nos perdemos. E nos perdemos feio! Sabe senso de direção? Já tinha suido fazia tempo! Depois decobrimos porque não achamos a maldita casa: ela estava FECHADA ¬¬

Depois de nossa busca frustrada, decidimos almoçar. Paramos em um lugar super agradável, com uma sombrinha e vento. Mas quando olhamos o cardápio... Só uma cerveja custava 9000 pesos! (uns 18 reais! o.O) É... vamos partir e procurar outro lugar menos caro. encontramos outro lugar simpático, porém sem ar condicionado. Mas entramos assim mesmo, chamado LA COCINA DE CARTAGENA. Tá o nome não é muito original, mas a comida é bem gostosa e não é muito cara. E a cerveja custava 6000 pesos, o que dava um preço rasoável comparado ao que vimos por aí.

Vista da muralha
Após almoçarmos demos uma volta pela cidade, o que nos deixou mais perdidas do que estávamos. Demoramos mais de duas horas para nos acharmos e sairmos das muralhas e pegar outro onibus aventura de volta ao hotel. Nesse ponto estávamos cansadas, meladas, descabeladas e sonhando com a piscina do hotel.

Após relaxarmos na piscina, nos preparaos para sair a noite. Nao queríamos nada muito cansativo pois temos um passeio amanhã cedo. Lemos em algun sites sobre um negócio chamado Chivas Rumberas. Parecia divertido e pedimos para a recepicionista do hotel reservar um lugar pra gente.

rumbando na Chivas
Tenho que dizer que foi uito divertido. O Civas nada mais é que aqueles ônibus abertos onde tem uns caras tocando rumba enquanto você faz um city tour noturno. É muito divertido. E você encontra com outras Chivas e todos ficam gritando um para os outros pra ver qual é o mais animado. Nele você tem direito a um drink tipo cuba libre e uma comida muito ruim, é tipo uma empanada frita com ovo dentro. Mas fora as empanadas o chivas vale a pena. Ao fim do passeio eles nos levam a uma discoteca, como eles chamam aqui. Lá é divertido, uma farofada de músicas (tocou até michel teló!). Ficamos na discoteca por mais ou menos uma hora. Depois o Chivas nos leva de volta ao hotel. E assim acabou nossa noite rumbera!

Chivas Rumbera
Amanhã faremos um passeio para vermos finalmente as praias com águas cristalinas (assim como eu imaginava o caribe!) XD

Nenhum comentário:

Postar um comentário