segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Os Desejos de Erica

Praça da Feria Biarritz
Hoje foi um dia quente (MUITO quente!) e bem cansativo. Resolvemos ir às compras!!!! Pelo que vimos nos sites de viagem, existem algumas feirinhas muio legais para se visitar, com antiguidades, artesanatos etc, etc...

Como todas as feirinhas eram de manhã, decidimos separa a visita em dois dias. Hoje seria a Feria de Villa Biarritz que acontece às terças e sábados (como hoje é sábado, resolvemos ir logo nela...).

Fomos à pé pois a feirinha é umas 5 quadras no nosso hotel. Foi quando ocorreu o primeiro desejo de Érica: "Vamos pelas Ramblas!" Ela abriu um sorriso tão largo que não pudemos deixar de acatar seu desejo rsrs - Fomos pelas Ramblas, num sol bem quente, procurávamos uma sobra para não torrar. Mas com o vento que estava correndo, até que foi bem agradável.

Sorvete no Canta Grill
A Feirinha acontece em torno de uma praça. Muito simpática, numa localidade bem bonitinha. Quando chegamos vimos uma meia dúzia de barraquinhas, achamos que ela devia estar no fim, já que eram quase 11 horas da manhã e segundo diziam os sites, ela começava de manhã. Fomos andando em direção à uma concentração de barraquinhas. Quando vimos, era barraquinha que não acabava mais! Tinhas duas ou três colinas de barraquinhas e uma ou duas que cruzavam essas três colunas!

Porém apesar do tamanho, me lembrou um pouco um camelô ou a rua da Alfândega lá no Rio. Era uma barraca do lado da outra, gente se amontoando, os produtos eram iguais ao de camelô tb. Tinha uma barraquinha só vendendo havaianas. Outra vendendo posters de bandas internacionais. Não tinha muita antiguidade ou artesanato, apesar de ter várias bijoux foleadas de prata que pros padrões daqui nem eram tão caras.

Andamos e eu comprei apenas uma carteirinha feita de couro (que tenho quase certeza que seja de couro falso =P ), um anel foleado de pra bem bonitinho e uma água. As meninas não fizeram muito diferente.

Predio em frente a Plaza Fabiani
Depois dali resolvemos ir ao mercado dos artesãos, porém antes, paramos em uma sorveteria que a mãe da Marcela que é daqui a levava quando era pequena, chamada Canta Grill ( não encontrei nenhum site de referência, mas ela fica na Veintiuno de Septiembre com a Williman). Valeu a pena, pois o sorvete de lá é uma delícia, e só pedir o copinho mais barato já é suficiente, pois vem coisa pra caramba!

Depois de nos refrescarmos com um delicioso sorvete, voltamos a nossa maratona de compras, pegamos o ônibus 116 em direção a Cidade Velha, saltamos próximo na rua Paraguay e fomos em direção ao mercado dos artesãos.

Porém como boas turistas, paramos n meio do caminho para tirar fotos de alguns prédios e de uma praça em que passamos. Paramos na Plaza Fabini, que além de ser muito bonitinha, tinha uns prédios em volta com uma arquitetura bem legal.

Plaza Fabiani
Depois voltamos a nossa busca pelo Mercado de los Artesanos encontramos, e vou dizer q vale a pena. Como tudo por aqui, os trabalhos não são baratos, mas tem coisa muito legais. E é uma arte regional, feita pelos artesãos do próprio mercado, nada chinês... Gastei uma graninha de leve lá, pois como agrana é curta não está dando pra esbanjar muito =P

Lá descobrimos que exstem duas sedes do mercado dos artesãos, uma ali onde estávamos chamada Mercado de la Plaza na Plaza Cagancha onde tinha apenas lojinhas com o artesanato e outra próxima chamada Mercado de la Abundancia na Calle San Jose, onde tem além das lojinhas, restaurantes que sengundo vimos em alguns sites tinha comida boa e barata.

Prato Individual o.O
Nossa primeira intensão foi visitar o mercado de la abundancia, onde visitaríamos as lojinhas e depois almoçaríamos  por lá. Porém não sabíamos das duas sedes e acabamos indo primeiro no Mercado de la Plaza. Como estávamos com muita fome, depois de visitarmos a primeira sede, fomos comer no outro mercado. Tínhamos a ideia de comer uma Parrillada, que é um tipo de churrasco. Mas descobrimos que o treco tem miúdos do boi (ECA!). Desistimos da parrillada e comemos uma carne nobre.

O lugar da praça de alimentação do mercado era estranho, pois tinha uns três ou quatro restaurantes, mas os três funcionavam como um só... os acompanhamentos vinham de um as carnes vinham de outro, muito estranho. Eu decidi comer uma picanha com batatas (comum e batata doce). Antes de pedirmos, perguntamos à garçonete se o prato servia bem mais de uma ou se era individual. Ela disse com tanta ênfase que era pra uma pessoa só que pedimos um prato para cada uma. Quando chegou a minha carne eu juro que não acreditei, que AQUILO era pra uma pessoa... Nós quatro comeríamos de se empanturrar só o meu prato. Mas não gostei muio da carne não, veio extremamente mal passada e ficou seca e eu acho que é eles não costumam colocar tempero nenhum nas carnes, pois é a segunda vez que como carne aqui e em nenhum momento a carne estava temperada.

Entrada do Mercado de la Abundancia
Mas eu acho que dei azar a minha comida, se um dia alguém quiser experimentar o restaurante pode se arriscar... mas já vou dizendo que o lugar é muuuuuuuuuuuito quente e não tem ar condicionado. Mas as lojinhas que ficam abaixo do restaurante são legaizinhas e tem umas artes diferentes do outro mercado.Com isso gastei mais uma graninha por lá.

Depois de tudo isso e do calor extremo, estávamos morta de cansaço. Voltamos para o hotel para nos refrescar, tomar um banho e descansar porque pretendíamos sair à noite para dança, se divertir e conhecer alguns uruguaios (outro desejo de Érica rsrsrsrs).

por-do-sol
Assim que chegamos no hotel e começamos a morgar olhando, pesquisando os lugares possíveis de irmos, alguém descobriu que uma bar que a Érica estava doida para ir e já havia falado mil vezes durante nosso planejamento de viagem, estava aberto. A nossa surpresa por ele estar aberto, é que o recepcionista do hotel nos disse que o bar estava fechado e só abriria ano que vem (¬¬). Chegamos à conclusão que não podemos confiar nas informações dele.

Ligamos para o Baar Fun Fun e reservamos uma mesa (mais um desejo de Érica antendido!) Ela queria ir nesse bar pois lá tocava o Candombe, um ritmo típico aqui do Uruguai, que é composto de batuques e parecia ser bem legal. Nos arrumamos correndo e fomos ao Baar Fun Fun.

Show no bar fun fun
Pegamos um taxi que nos deixou na porta do local (valeu a pena, pois um taxi para nos quatro sairia o mesmo que quatro passagens de ônibus - talvez um pouquinho mais, mas mesmo assim vale a pena...). Assim que chegamos ao local, olhamos o sol se pondo na rambla. Juro, foi um dos por-do-sol mais lindos que já vi! Chegamos atrasadas para nossa reserva, mas valeu a pena... Era um daqueles para se bater palma depois, acho que nem a foto faz jus à ele (Outro desejo de Érica atendido! XD).

Depois de admirar as obras naturais, entramos no local e o ideal é chegar lá entre 21 hr e 21:30. Depois começa a lotar e não se encontra mais mesas. O local é bem legal, com uma cara mais alternativa. Lá pelas 22 hr começou um show de tango que ocorre todos os dias, mas foi bem rapidinho. Depois veio uma cantoria regional bem chatinha que nos deu muito sono. Lá pela uma da manhã depois de encher a cara de cerveja, estávamos cansadas, com sono e o candombe não havia começado ainda! Eles demoraram a começar a tocar e, só tocaram uma música candombe, depois começaram a variar... Já estávamos cansadas, com sono e resolvemos ir voltar pro hotel.

No geral, o lugar é legalzinho, bem carinho, mas pra músicas típicas da região vale a pena, mas lembrando que ainda é local bem turístico....

Bem, estamos mortas aqui, alguns desejos da Érica foram atendidos e mas amanhã tem mais!