quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Uma Coca-Cola aos Pés de 1300 Anos

Estátua na entrada da parte histórica de Córdoba
Chegamos à Córdoba, uma cidade como disse a vendedora de uma loja lá, apenas uma passagem para os turistas. O que é uma infelicidade, pois teria que ter pelo menos mais um dia para conhecer as coisas direitinho. Passamos apenas uma noite lá, e a sensação é que deveríamos ficar mais um dia. Mas, tempo curto e hotel em Madrid marcados, não tinha muito jeito =/ Mas sem lamentações, vamos à minha visão de Córdoba:

Pra começar, o Hotel, chamado El Conquistador, fica dentro da cidade histórica, e, por causa disso, nos perdemos... De novo! Dessa vez a dona GPS não teve muita culpa, ela estava nos levar direitinho ao local, mas assim que entramos na rua, que só tinha turista e uma placa escrita: "somente veículos autorizados", entramos em pânico, com medo de sermos multadas. Mas a coitadinha dona GPS estava certinha.

Voltando ao hotel, ele fica no coração do centro histórico, em frente à Mezquita-Catedral e pagamos o que eu achei um preço muito justo para um hotel 4 estrelas com uma localização desta. Assim que nos registramos, não tínhamos tempo a perder, pois só tínhamos aquele dia para visitarmos o máximo de coisas possíveis. E, como La Mezquita-Catedral era em frente, foi nossa primeira parada...


Parte interna da Mezquita-Catedral
La Mezquita-Catedral foi construída em cima de uma igreja, a Igreja do Martírio São Vicente, no século V, com a entrada dos mouros na região. A construção da Mesquita em si, começou em 785, e chegou a ser considerada o santuário mais importante do islã no lado ocidental. Com a retomada pelos cristãos, Carlos V, para "cristianizar" o local,  construiu uma catedral no interior da mesquita. Tempos depois ele mesmo admitiu que destruiu uma construção única no mundo. E vou te dizer uma coisa... destruiu mesmo. Porque lá dentro é simplesmente fantástico! Tudo com arcos mourisco,  os tetos todos trabalhados, um detalhe atrás do outro, que você até se perde. É uma pena que as fotos não mostrem nem metade da beleza do lugar (principalmente porque saiu tudo tremido, porque não podia usar o flash da câmera =/). Até mesmo a catedral construída pelo cristãozinho duma figa lá, é linda. Mas ainda prefiro a parte dos mouros, rs. Muito mais suntuoso, do jeitinho que eu gosto rs.

Jardins das laranjeiras, patio da Mezquita-Catedral
No pátio da mesquita, tem as laranjeiras, onde os muçulmanos se lavavam antes de entrar para rezar. É um lugar bem agradável. Podia passar o dia em baixo de uma sombrinha das árvores lendo um livro rs. Mas não tínhamos tempo! Estávamos igual ao coelho branco da Alice, correndo atrás do tempo rs.

Próxima parada... almoço, porque ninguém é de ferro =P Assis que saímos da mesquita, um carinha estava entregando uns papéis com o menu de um restaurante árabe. Minha mãe, que adora essas comidas estranhas, resolveu que tínhamos que comer lá. O Restaurante Al Sultan, bonzinho, nada demais, mas era um lugar todo aparamentado, com cara de tenda árabe mesmo, os garçons mal falavam espanhol, inglês então puff! Tristeza rs. Mas a comida era honesta, os preços, nem tanto, minha mãe comeu um cuzcuz muito do carinho. Eu comi uns pinchittos de cordeiro, que nada mais é que espetinhos de cordeiro. Estavam honestos também rs. Mas já comi churrasquinhos de gato melhores  e beeem mais baratos =P.

Jardim de Alcáar, com vista para a fortaleza
Voltando aos passeios: É tarde! É tarde! Temos que ir ao próximo lugar! Alcázar de Los Reyes Cristianos é uma fortaleza-palácio. Sua estrutura básica data da época cristã, quando os Visigodos invadiram o Império Romano na região Ibérica principalmente, durante o século V. Durante a invasão muçulmana uns 250 anos depois, a fortaleza foi reconstruída, justificando sua cara islãmica. E no seu período de governo, foram criados jardins, banhos e a maior biblioteca do ocidente (não vi nenhum livro por lá, uma biblioteca então, só nos sonhos rs). No século XIII, com a retomada cristã, houveram modificações na Alcázar. Durante o reinado de Isabela I e Fernando II, a fortaleza serviu como tribunal para a Inquisição Espanhola.

Gran Mosaico Geomátrico datado do século II
Convenhamos que a história é muito interessante, poderia ficar pesquisando mil coisas pra dizer um pouco mais para vocês, mas na real, o interior do castelo, pelo menos a parte que eu vi, não é lá muito essas coisas não. Uma exposição legal lá dentro, são os mosaicos datados do século II, que foram encontrados em sítios arqueológicos da cidade. São muito lindos. O mais impressionante pra mim foi o gran mosaico geométrico, encontrado inteiro! (foto). Apesar de não ser muito interessante a parte interna, a visita vale a pena pelos jardins, com água corrente por todo ele, algo bem relaxante e tudo super bem cuidado,  tem até uns pavões andando pelos canteiros.

Jardins no interior de La Juderia
Ainda correndo contra o tempo e, agora também contra o anoitecer, fomos andar pelo bairro La Judería, um antigo bairro judeu, que foram expulsos no século XV pelos cristãos xiitas Isabel I e Fernando V. O único prédio judeu que restou foi a Sinagoga do século XIV. Que infelizmente estava fechada na hora que chegamos (tudo bem que já eram 19:30 rs). Mas a caminhada até lá valeu a pena, em frente a sinagoga, tem uma porta em arco com um jardim muito lindo. Lá dentro descobrimos umas lojinhas muito lindinhas. Caras, mas vale a pena ver rs

Calle de Las Flores
Além da Sinagoga, vale a pena caminhar pelo bairro, com suas ruazinhas estreitas e casinhas brancas. Passa pela Caille de las Flores, é algo bem gostoso também, com todas as flores penduradas nas paredes, janelas e portas. Muito fofo XD.  Se perder por lá é fácil, e de uma certa forma bem legal, pois, como sempre nos perdemos nessas ruelinhas, sempre descobrimos lugares muito bonitos. Algumas casas com seus jardins internos, os quais pudemos ver através dos portais de ferro todo trabalhado. Muito lindo mesmo.

Vista da Mezquita-Catedral da Ponte Romana
Dali, com menos pressa, mas ainda preocupada de não pegarmos o por do sol, fomos para o último tour do dia: A Ponte Romana, uma ponte por onde passavam os exércitos que atravessavam o Rio Guadalavir, que corta Córdoba em duas. A ponte é muito bonita, e pegar o Por do Sol lá, dá umas boas fotos. E é um bom lugar para dar um passeio no fim de tarde tomando um sorvetinho ;).

Mas você deve estar se perguntando até agora... "Que maldita coca-cola é essa???" Nada demais rs, só um comentário que eu e minha mãe fizemos enquanto comíamos umas Patatas Bravas (batata frita com molho apimentado) aos lado da mesquita: "Quem diria que você estaria bebendo uma coca-cola aos pés de um monumento de 1300 anos?" =P

Enquanto me entupia de refrigerante, pois a Patatas Bravas são bravas mesmo,  um homem veio nos perguntando, com um papel na mão que língua falávamos e, nos entregou o papel escrito em inglês, e o nosso final de noite, depois daquilo ficou muito mais interessante...  Colocarei na íntegra, o que ele escreveu, pois segundo ele, ele mesmo avia escrito o texto:

Córdoba City

" Eight centuries ago, the population of Cordoba was one and a half millions. In 1236, when Fernando I was king, the arrival of the Christians changed life in the city. In 1609 the Jews and the Muslims were forced to leave Spain. Life in Spain was difficult if it believes in a non-Catholic God.

If you go through the city you`ll find that the streets are very narrou. That is because in summer it can be more than forty Celcius degrees. Water, you can hear flowing in houses wich you can visit to eat a meal and drink a sherry. In May there are planty ones. Flowers on the walls, white walls become white and green as a flag.

Wisdom was heart of Europe eight centuries ago. Here in Cordoba, Maimonides and Averoes were philosophers who interpreted Aristotle according to the Jewish and Muslim religions. Later, Tomas de Aquino did the same according to the Christian religion. All of them were born in Spain. Today it is difficult to live among three religions. What happened? News tell us it is impossible to live together. Here in Cordoba we think with a soup, sitting, listening to a sweet melody, walking , meanwhile water tell us it has no past.


Today in this town there are one and a half millions citizens; seven and a half hundred thousands live here, seven and a half hundred thousands are visitors like you. All become the same city wich once was. When it is very hot, water is the same for all of us, because we all drink the same... Nevertheless in Cordoba it taste specially good"


A gente  deu  50 centavos pro cara, mas pela diversão deveria ter dado mais rs. Boa noite pra vocês, e lembrem-se nós bebemos da mesma água =P

Nenhum comentário:

Postar um comentário