segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Adeus Madrecita, Hola Barcelona!

A dona da casa, Riuk =P
Partimos de Madrid, mas cada uma em direções diferentes... Eu, para o leste, em direção a Barcelona, e momys para o oeste, em direção ao Rio de Janeiro. Perdi minha companheira de viagem, mas se engana que fiquei sem compania. Vim para Barça que, para mim, é a capital da cultura da Espanha. Aqui ficarei na casa de minha amiga Marina e seu namorido Guilherme e sua cachorrinha Riuk (não, nada haver com o Fiuk...), uma collie hiperativa rs. Duas pessoas e uma cão super simpáticos, que me acolherão pelos próximos 4 dias XD.

Sinto dizer a vocês, que me acompanham, que essa não será uma viagem clássica de turista, pois já conheço a minha cidade espanhola preferida... Ops, cidade catalã rs. Vou aproveitar minha estada aqui para fazer algumas coisas que não fiz da última vez. E repetir algumas, se der tempo que valham a pena =P

Plaça de Sant Felip Neri, no Barri Gòtic. As marcas na parede são de um massacre de 20 pelas forças facistasem 1938
Vamos a minha vida catalã de hoje. Cheguei aqui junto com uma chuva muito da chatinha, mas se enganam se pensam que estava frio, estava um dia bem abafado. Dessa vez minhas malas chegaram comigo (uhu!), e assim que as peguei em segurança, fui ao centro de informação turistica, já no aeroporto. Lá, comprei um cartão chamado Barcelona Card, perfeito para turistas, ele funciona da seguinte forma: você compra o cartão em alguma oficina turística, para um número de dias limitado (2, 3, 4 ou 5 dias), e ele não só te dá entrada livre para todo o transporte público, inclusive o trem que roda na cidade, como te dá desconto em vários museus, restaurantes, lojas. Comprei para 3 dias, e custou € 33,00. 


Em alguma rua no Barri Gòtic
Sair do aeroporto é super tranquilo, você pode ir de Aerobus, que é uns  € 5,00 e te deixa na Plaza Catalunia, ou ir de trem, que se interliga com com algumas estações do metrô. O último sai mais barato e, o Barcelona Card te dá passe livre para ir de trem ;) e 10% de desconto no aerobus.

Se for de trem, vai se preparando pra carregar mala, pois a maioria das estações de metro não tem escada rolante (principalmente pra descer...). Eu sofri, subindo e descendo escada com a maldita da minha mala rs. Mas fora isso cheguei com tranquilidade. ;)

Minha amiga marina foi me buscar na estação de metro. Ela mora eu uma das ruazinhas do Barri Gòtic (bairro gótico), um local bem tradicional aqui em Barcelona.Com suas ruinas, algumas ainda do período romano, datadas do século IV. Durante o século XIV e XV, foi o local onde rodava o governo e o comércio da cidade. Cheias de ruelinhas e muitas praças, tem todo o seu charme. E o apartamento dos meu amigos também. É bem antigo, e todo charmosinho ;).


Festa La Mercè
Cheguei e já fui recebida com um cuzcuz com carne que o Guilherme fez para nós. Muito gostosa. Depois do almoço, resolvemos sair. Cheguei aqui num sábado, data em que a cidade estava comemorando o dia de sua padroeira. As festas estão ocorrendo desde quinta-feira, e parece um carnaval de rua. Em todo o lugar a prefeitura proporciona shows, eventos de arte e entretenimento para as crianças. A Festa, que vai até domingo, se chama La Mercè.  E todos estão na rua festejando, bebendo e se divertindo. Assim que saimos, estava acontecendo uma parada, com cavalos, carruagens etc. Infelizemnte não deu pra ver muito, pois assim que chegamos passou os ultimos cavalinhos da Parada rs.

Chegando nas Ramblas que é a rua point de Barcelona, onde estão as principais lojas, restaurantes, boates, cheia de artistas de rua - tudo bem turistico diga-se de passagem, mas bem legal de passear. Mas chegando as Ramblas, estava tendo um desfile de bonecos gigantes, tipo os de Olinda. Cada boneco representando algo característico da região da catalúnia. Sempre em casal, se tem a rainha, tem o rei, se tem a prostituta, tem o cafetão rs.

O Rei e a Rainha no desfile nas Ramblas
Depois do desfile, fomos ver alguns shows que estavam acontecendo na cidade, enquanto escolhíamos um, parávamos de bar em bar tomando uma Caña (tipo nosso chopp). Alguns bem legais, todos de bandas locais, meio desconhecidas, mas típicos aqui da Catalunia. Não tem como dizer que voltei torta pra casa neh? rs Torta mais de sono, pois chegamos as 3 da manhã e eu tinha acordado as 7:30 pra pegar o vôo pra cá.

 A vida noturna aqui começa tarde, as praças estavam se enchendo lá pelas duas. Tive que pedir arrego, pois já não aguentava mais ficar em pé =P Mas curti bastante e amanhã tem mais festival e conto tudinho ã vocês =).

Nenhum comentário:

Postar um comentário