quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

O Sertão e os Cordéis

Parte baixa do São Francisco
Hoje foi um dia longo e cansativo, mas ao mesmo tempo muito bom. Fomos visitar os Cânions do Xingó. Um lugar muito lindo que fica na divisa entre Alagoas e Sergipe banhado pelas águas do Velho Xico. Os cânions foram formados pela construção da hidroelétrica de Xingó, e é um dos maiores Cânions navegáveis do mundo!

Essa beleza natural está localizada na parte alagada da hidroelétrica e fica muuuuito longe de Aracajú, mais ou menos uns 200 quilômetros e de ônibus pela excursão mais de 3 horas de viagem. Devido à distância, o passeio começou muito cedo, mais ou menos às 5:30 da manhã, que foi a hora em que acordamos. O ônibus chegou as 6:30 da manhã e foi passando em TODOS, eu disse TODOS os hotéis da orla para superlotar aquele maldito ônibus.

Pedra da Águia, na parte inundada do São Francisco
Quem me conhece, sabe que eu não suporto acordar cedo, fico de mau humor por um bom tempo. Some a isso uma família Dó-Ré-Mi de oito pessoas com uma criança pequena que tinha um boneco do pica-pau que ficava dando aquela risada irritante o tempo todo! Mas conseguimos sobreviver à viagem... Coloquei meu Ipod no ouvido e tentei me desligar do resto da família irritante.

O divertido dessa viagem foi ver a paisagem mudando, de um clima mais úmido para um bem mais seco. Nunca estive no Sertão nordestino, e a paisagem realmente era muito parecida com a que imaginava - um pouco mais verde talvez, mas no geral é bem parecida.

Depois de uma loonga viagem, finalmente chegamos a Usina de Xingó, nunca tinha visitado uma hidroelétrica, e pra falar a verdade continuo sem conhecer rs, pois a grande maioria do nosso grupo não quis visitar a usina internamente. Mas por fora, ela é realmente grandiosa.

Adimirando o velho Xico
Chegando a parte alagada, almoçamos no restaurante flutuante que tem lá, chamado Karranca, é o único no lugar, mas o almoço é bonzinho e não é caro (R$ 28,00), considerando que é um Buffet. Depois do almoço, finalmente fomos ver o Cânion (iei!). E o lugar é surpreendente! Não conseguia parar de tirar fotos. A paisagem é linda, a cor da água é de um verde lindo, e acho que nenhuma foto fará jus a cor das águas do Rio São Francisco.

O caminho até o Cânion é feito por catamarã, e a viagem até lá leva mais ou menos uma hora. E o mais legal, é que de um lado fica o estado de Alagoas e do outro o de Sergipe. No caminho a gente passa por várias formações rochosas com formatos bem interessantes, algumas parecem ter sido esculpidas pelo homem. Mas na verdade é tudo natural.

Nos cânions onde foram filmadas cenas de Cordel Encantado
Os Cânions são muito legais e a empresa, responsáveis pelos catamarãs que fazem o passeio, colocaram uma plataforma em que o pessoal pode ficar tomando sol, beber uma água de coco, e, para os mais medrosos que tem medo de nadar em águas mais fundas, uma piscininha mais rasa bem no meio da plataforma. Lá você ainda pode pagar um barquinho que te leva até a parte mais estreita do cânion. Nessa parte dos cânions, foram filmadas algumas cenas da novela Cordel Encantado, da Rede Globo. Honestamente, eu vi alguns capítulos da novela e não me lembro de ter visto nada parecido com os cânions. Mas se falam que foi ali então foi. =P

Fim do passeio e um presente da natureza
A volta pro hotel foi bem longa, mas interessante, observar o contraste do Sertão com a região mais costeira. Aquele é um lugar muito pobre, muito simples. Na estrada você vê algumas casinhas esparsas, separadas por cercas de arame. Cada área com algum açude ou algo do gênero. A maioria das casinhas é basicamente uma porta e uma janela. Olhando de fora, lembra muito esses filmes brasileiros, é quase romântico. Mas imagino que seja uma vida muito dura, morar num lugar onde as chuvas são irregulares, a comida é pouca e o calor é intenso. Mas não tem como negar que o pôr-do-sol da região é lindo! No ônibus fiquei tirando fotos e mais fotos das casinhas simples do sertão que pelo que eu vi, não tem muitas chances de virar mar...